Siga as redes sociais do Os Franceses Tomam Banho

Cinco dicas para melhorar sua pronúncia em francês

Dica #1 

Pode parecer óbvio, mas a primeira dica é: treine! Isso mesmo. Como se fosse uma ginástica, como quem vai para a academia e treina o corpo regularmente. Isso porque alguns sons do francês simplesmente não existem no português, então precisamos aprender a articular esses sons. E é um treino físico mesmo, trata-se de encontrar novos arranjos com os lábios, a língua e a mandíbula. Para tanto, repetir palavras e frases é um ótimo exercício! Céline sugere em seu curso frases para repetir. Vamos deixar mais duas sugestões de treino: ouvir e repetir as falas de personagens de sua série favorita, imitando mesmo, tentando reproduzir os sons e a entonação da maneira mais próxima que conseguir. Eu não preciso dizer que você deve escolher um trecho fácil, né?

A segunda sugestão é cantar junto com suas músicas favoritas. Por fim, quando estiver em dúvida sobre a pronúncia de uma palavra, você pode escrevê-la no Google e clicar sobre o símbolo do áudio para ouvi-la. 

 

Dica #2

Faça sua autocorreção!

Mas como? Olha só, a gente nem sempre precisa da figura do professor para corrigir nossa pronúncia. Ouvir-se é um ótimo exercício! Tente gravar com o auxílio de seu celular ou computador a sua fala, em seguida, ouça prestando atenção na sua pronúncia. Você pode ler um texto ou as letras de suas músicas favoritas em voz alta, pode ainda fazer a imitação sugerida na primeira dica. Experimente também gravar as frases propostas pelo curso ou por algum aplicativo de sua preferência. A Céline também faz isso, sabia? Ela costuma rever os vídeos que grava para prepará-los para a edição.

 

Dica#3

Peça ajuda aos nativos.

“Mas eu não conheço nenhum nativo…” Tenho certeza que foi o que você pensou ao ler essa dica. Mas não se preocupe. Há alguns aplicativos que colocam em contato falantes de diferentes línguas. Céline conheceu um desses Apps, ela tem, inclusive, um vídeo completo a respeito, que você pode ver clicando aqui.



Dica #4

Exagere na pronúncia.

Essa dica é destinada principalmente para iniciantes, mas é válida para todos os níveis. Não tenha medo do ridículo. Muitos de nós, quando estamos aprendendo, ao nos depararmos com a rapidez da fala dos nativos, tendemos a querer imitar. Porém, ao falarmos rápido, acabamos ignorando uma série de pequenos detalhes, como a pronúncia correta do “le”, o som da letra “r”, o som do “u” (com biquinho) entre tantas outras coisas. Por isso, a dica é: vamos devagar, sobretudo no início, prestando atenção aos detalhes e às nuances que tornam a língua francesa tão bonita! 

 

Dica #5

Para aquelas palavras com as quais temos bastante dificuldade, podemos tentar escrevê-las de acordo com sua pronúncia. Nesse caso específico, vamos deixar de lado a ortografia correta e nos concentrar em como ela soa aos nossos ouvidos.

 

E por hoje é só. Esperamos que tenham gostado dessas dicas e que possam colocá-las em prática! Com isso, com certeza sua pronúncia vai melhorar. 

 

À plus !

Lista de E-mail

Entre para nossa lista de e-mail e receba os melhores conteúdos de francês da Internet.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Mais recentes

0
Gostaria de comentar?x
()
x

Parabéns! agora você está inscrito na minha lista de e-mail, sempre que produzirmos novos conteúdos você receberá em primeira mão através do seu e-mail cadastrado.

Esse site utiliza cookies para personalizar anúncios e melhorar sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Este acesso é exclusivo para os alunos matriculados nessa turma do En France. Se ao tentar logar na plataforma for apresentado o erro: Você não tem permissão para acessar essa Área de Membros! volte para a área do aluno e selecione outra opção. Qualquer dúvida, envie um e-mail para [email protected] com seu nome e e-mail que nosso time de suporte estará apto para ajudar.