Siga as redes sociais do Os Franceses Tomam Banho

Diferenças culturais entre Brasil e França

Será que brasileiros e franceses têm culturas muito diferentes? Vamos observar aqui algumas diferenças culturais entre Brasil e França.

 

→ Atrasos

Que fique claro que isto aqui se trata de uma generalização. Não dá para bater o martelo e afirmar categoricamente algo tão específico assim quando sabemos que cada pessoa é uma e que a redução “o brasileiro” e “o francês”, como um só, só existe a título de ilustração. 

 

Existe uma ideia geral de que os brasileiros se atrasam muito. Mas aquilo de dizer “estou chegando” enquanto ainda está saindo de casa não é tão comum entre os franceses.

 

A Céline conta pra gente que, de modo geral, os franceses não vão te deixar esperando. Mas em jantares, por exemplo, é de bom tom não chegar exatamente na hora marcada, e sim uns 15 minutos após o combinado. Ela chama isso de “15 minutos de conveniência”. Só não chegue depois de 3 horas do horário previsto, por favor (nem na França e nem no Brasil)! 

 

O tempo passado à mesa

Os franceses gostam de comer e gostam que essa ação dure muito tempo. 

Sabe aquele almoço rapidinho de 15 minutos só pra comer junto e voltar ao que estava fazendo? Isso não acontece na França, principalmente em almoços de fim de semana com a família.

 

E falando nisso, você conhece as etapas de um repas français (uma refeição francesa)?

  1. L’apéritif – o aperitivo
  2. L’entrée – a entrada
  3. Le plat principal – o prato principal
  4. Le fromage – o queijo
  5. Le dessert – a sobremesa
  6. Le café – o café

 

Variação no cardápio

Se alguém me perguntasse qual é o “almoço clássico brasileiro” eu diria, sem nem pensar muito: arroz, feijão e alguma outra coisa.

 

O arroz com feijão é um prato clássico na mesa dos brasileiros. É comum que ele se repita todos os dias e, às vezes, até mesmo duas vezes ao dia: tanto no almoço quanto no jantar.

 

Já na França, eles não têm esse hábito de repetir sempre os mesmos elementos nas refeições, nem durante o dia, nem durante a semana. Então, o “almoço clássico francês” não existe.

 

O namoro

No Brasil, sair junto não é namorar. Essa é uma etapa bem definida na relação. Aliás, a gente tem palavras específicas para se referir aos níveis do relacionamento: tem o ficante, a ficante, o namorado, a namorada.

 

Na França, não se pede ninguém em namoro. Até porque não existe um verbo específico que seja uma tradução de namorar. As pessoas vão saindo, se vendo e… quando já estão se relacionando há algum tempo elas decidem se estão em um relacionamento sério ou não.

 

→ Não vá jantar na casa de alguém de mãos abanando

Quando for convidado para um jantar na casa de alguém na França, não é muito legal chegar lá sem nada, só com a sua presença. É uma ação de gentileza levar um vinho, uma lembrancinha.

 

Aliás, não diria que é exatamente uma diferença muito grande. Por aqui também vemos isso com bons olhos. É sempre gentil se oferecer para levar algo, como a bebida ou a sobremesa.

 

Assoar o nariz em público

Imagine a seguinte cena: Você está na sala de aula, todos concentrados. De repente alguém puxa um lenço e assoa o nariz fazendo aquele estrondo nada discreto.

 

Pois é, aqui temos um genuíno exemplo de diferença cultural entre Brasil e França, meus amigos: enquanto para a gente aqui assoar o nariz em público é algo um tanto impensável, para os franceses é tão banal quanto natural. 

E olha só que interessante… o que os choca os franceses é ação de fungar, o contrário de assoar.

 

Escovar os dentes após cada as refeições

É bem comum levar escovas de dente consigo na bolsa para todos os lugares aqui no Brasil porque, para muitos brasileiros, escovar os dentes após todas as refeições é um hábito. Mas para os franceses isto não é uma questão. 

 

Na França, o costume é escovar os dentes em casa: pela manhã e à noite. Também não é muito comum escovar os dentes na frente de outras pessoas por lá, como no trabalho, por exemplo.

Lista de E-mail

Entre para nossa lista de e-mail e receba os melhores conteúdos de francês da Internet.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Mais recentes

0
Gostaria de comentar?x
()
x

Parabéns! agora você está inscrito na minha lista de e-mail, sempre que produzirmos novos conteúdos você receberá em primeira mão através do seu e-mail cadastrado.

Esse site utiliza cookies para personalizar anúncios e melhorar sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Este acesso é exclusivo para os alunos matriculados nessa turma do En France. Se ao tentar logar na plataforma for apresentado o erro: Você não tem permissão para acessar essa Área de Membros! volte para a área do aluno e selecione outra opção. Qualquer dúvida, envie um e-mail para [email protected] com seu nome e e-mail que nosso time de suporte estará apto para ajudar.