Siga as redes sociais do Os Franceses Tomam Banho

En vrac #Feminismo | Praticar francês com filmes e músicas

Olá!

Na série “En vrac” trazemos conteúdos em francês para você ter contato com filmes, livros, músicas, séries… tudo que te ajude a mergulhar no mesmo universo cultural que os franceses. E já que não é só no dia das mulheres que devemos falar do assunto, o tema de hoje é super especial no ano todo: vamos falar de feminismo!

8 de março

Como em vários países, na França essa data também é comemorada. Mas ela se chama “Dia internacional dos direitos das mulheres”, já que o objetivo é relembrar os direitos conquistados pelas mulheres e reforçar a necessidade de preservar e evoluir ainda mais nessas conquistas.

Música

Angèle

Cantora belga brilhante! Ela toca piano e compõe músicas de diversos temas, dentre eles o sexismo. Sua música mais famosa é Balance ton quoi, que faz referência à hashtag #balancetonporc, versão francófona da hashtag #metoo. Ela também defende a causa LGBTQ+, mas segundo ela, não tinha a intenção de se tornar um ícone do feminismo.

Pomme

A música que escolhemos da nossa queridinha Pomme se chama Sorcières (bruxas). E segundo a cantora, essa música é um hino à mulher! À mulher que ousa ser quem ela quer, mesmo que seja considerada por muitos como uma “bruxa”.

Jeanne Cherhal

Ela tem mais de 20 anos de carreira e lançou em 2019 o álbum L’An 40, que traz na capa uma foto dela expondo as axilas com pelos, em mais um apelo pela liberdade da mulher ser como ela quiser. Entre as suas músicas, escolhemos Douze fois par an, que fala sobre menstruação – mais uma vez quebrando tabus sobre o corpo feminino.

Séries

Le bazar de la charité

A série mostra a história real do incêndio em um bazar de caridade, no qual muitas mulheres foram mortas. Podemos acompanhar nos episódios a vida de três sobreviventes.

Mytho

O nome vem do termo “mitomania”, que é a compulsão em mentir. Conta a história de uma mulher que um dia conta uma mentira para a sua família. Ela não podia imaginar as proporções que essa mentira tomaria em sua vida. A série traz uma reflexão sobre o papel da mulher dentro de uma família.

Instagram

@pepitesexiste

Essa é uma conta sobre marketing. Nós estamos tão acostumados a ver propagandas sexistas no nosso dia a dia que na maioria das vezes nem percebemos. Mas la Petite Sexiste percebe! E coloca tudinho lá pra gente poder refletir a respeito.

Frase no bolso: você era mais legal sem calcinha.

Podcasts

La poudre

Podcast no qual a jornalista Lauren Bastide entrevista mulheres de diversas áreas de conhecimento para falar da vida delas, da carreira… e claro, de feminismo! 

Génération XX

Nesse podcast Siham Jibril entrevista mulheres empreendedoras. Se você está com uma ideia e não sabe como tirá-la do papel, essa pode ser uma inspiração para te ajudar nesse processo.

Bliss Stories

Clémentine Galey convida outras mulheres para discutir maternidade. Elas se abrem sobre a gravidez, o parto… e muitos assuntos que dificilmente são abordados com acolhimento e honestidade em outros espaços.

Praticar é a chave para aprender!
Talvez leve algum tempo para você explorar todo esse conteúdo criado por mulheres. Mas antes de começar, você pode praticar um pouco esse vocabulário fazendo os exercícios seguintes.

Teste seu Conhecimento

Lista de E-mail

Entre para nossa lista de e-mail e receba os melhores conteúdos de francês da Internet.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Mais recentes

0
Gostaria de comentar?x
()
x

Parabéns! agora você está inscrito na minha lista de e-mail, sempre que produzirmos novos conteúdos você receberá em primeira mão através do seu e-mail cadastrado.

Esse site utiliza cookies para personalizar anúncios e melhorar sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Este acesso é exclusivo para os alunos matriculados nessa turma do En France. Se ao tentar logar na plataforma for apresentado o erro: Você não tem permissão para acessar essa Área de Membros! volte para a área do aluno e selecione outra opção. Qualquer dúvida, envie um e-mail para suporte@osfrancesestomambanho.com.br com seu nome e e-mail que nosso time de suporte estará apto para ajudar.