Siga as redes sociais do Os Franceses Tomam Banho

Natal na França

Olá!

Dá para imaginar um Natal sem o tio do pavê, o tia que pergunta se já terminou a tese e, claro, a pergunta clássica: e os namoradinhos? Nós já falamos do vocabulário do Natal neste post, e agora vamos conhecer os aspectos culturais, afinal, será que é tão diferente passar o Natal na França?

1. O clima

Com o avançar do outono, as árvores vão perdendo suas folhas e as temperaturas começam a cair. Aos poucos vamos entrando no clima natalino e quando neva no Natal, ele está completo.

2. A ceia

Isso pode pegar os estrangeiros de surpresa, “matando de fome” os mais desavisados. No Brasil, muitas famílias esperam meia-noite para comer a ceia. Na França, isso já não acontece. Geralmente, começam com um aperitivo entre 19h et 20h, bebendo, por exemplo champagne. Logo em seguida, em torno de 21h, já iniciam o jantar: de entrada, ostras, torradas com salmão defumado e creme de leite, foie gras… o prato principal até que se parece com o brasileiro: um peru assado! Já a sobremesa, é a tradicional bûche de Noël: um bolo que se parece um tronco de árvore.

Fonte: https://blog.williams-sonoma.com/how-to-make-the-perfect-buche-de-noel/

 

3. Os presentes

Algumas crianças, que acreditam em Papai Noel, abrem os presentes na manhã de Natal, no dia 25 de dezembro. Quando ficam um pouco mais velhas, esperam meia-noite para abrir os presentes, no réveillon de Noël, ou seja, na noite do dia 24. Já os adultos vão abrindo os presentes durante a noite. Na França, a tradição do amigo oculto não é muito comum.

4. As companhias

O período natalino, na França, é mais reservado à família. Não é muito aconselhado procurar os amigos entre os dias 24 e 26, pois é uma época em que se aproveita a vida familiar, os momentos em reunião em pais, irmãos primos… Já o ano novo, aí sim, as pessoas festejam entre amigos.

5. A árvore de Natal

Na França é comum usar a árvore de Natal natural – o que é menos prático, já que ela solta as “agulhas” (folhas dos pinheiros) pelo chão, conforme vão se secando.

E se você for convidado para passar o Natal com uma família francesa? Você vai tirar de letra, ou vai dar uns escorregões e cometer algumas gafes?

Teste seu Conhecimento

Lista de E-mail

Entre para nossa lista de e-mail e receba os melhores conteúdos de francês da Internet.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Mais recentes

6
0
Gostaria de comentar?x
()
x

Parabéns! agora você está inscrito na minha lista de e-mail, sempre que produzirmos novos conteúdos você receberá em primeira mão através do seu e-mail cadastrado.

Esse site utiliza cookies para personalizar anúncios e melhorar sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Este acesso é exclusivo para os alunos matriculados nessa turma do En France. Se ao tentar logar na plataforma for apresentado o erro: Você não tem permissão para acessar essa Área de Membros! volte para a área do aluno e selecione outra opção. Qualquer dúvida, envie um e-mail para suporte@osfrancesestomambanho.com.br com seu nome e e-mail que nosso time de suporte estará apto para ajudar.