Siga as redes sociais do Os Franceses Tomam Banho

Le Noël | O Natal em francês

Joyeux Noël !

Sim! Chegou aquela época do ano em que você vai desejar “Feliz Natal!” para todas as pessoas com quem você cruzar, então por que não fazê-lo em francês? 😎


A maneira mais comum de desejar Feliz Natal na França é Joyeux Noël. No entanto, essa expressão pode tomar diferentes formas conforme a região francesa na qual estivermos e seus dialetos próprios. Na Bretanha (Bretagne) podemos também falar Nedeleg Laouen, na Córsega (Corse) será Bon Natale, na Provença (Provence) Bon Nouvè e na Alsácia (Alsace) podemos ouvir E güeti Wïnâchte.  Meio complicado, né? Na dúvida é só falar Joyeux Noël mesmo. 😀


As celebrações do Natal na França (les fêtes de Noël) são bem parecidas com as do Brasil, apesar dos franceses não sofrerem com a dúvida cruel  “com passas ou sem passas” no arroz. Os franceses também acreditam no Papai Noel (le Père Noël) e na sua habilidade de viajar mundo afora num trenó (le traîneau) guiado por suas fiéis renas (les rennes) distribuindo presentes (des cadeaux de Noël) produzidos em massa por seus funcionários, os duendes (les lutins).

*CRIANÇAS PAREM DE LER POR AQUI*.

Na França, também passamos a infância negando leis da Física e achando possível que o Papai Noel desça pela chaminé (la cheminée) para deixar presentes no pé das árvores de natal (les sapins de Noël). As decorações tradicionais da árvore de natal também envolvem guirlandas (des guirlandes), luzinhas de natal (des guirlandes électriques), bolas penduradas (des boules), um anjo (un ange) ou uma estrela (une étoile) no topo.

Para segurar a ansiedade das crianças, iniciado o mês de dezembro, muitas delas irão receber um calendário do Advento (le calendrier de l’Avent). Este começa em 1 de dezembro e vai até a véspera do Natal, dia 24 (le réveillon de Noël). No calendário, para cada dia existe uma janelinha a ser aberta e dentro dela, um chocolatinho. Nada como um chocolatinho para curar a ansiedade 🍫..  Mas se você não gostar de chocolate, existem outras maneiras de fazer o tempo passar mais rápido na espera do Papai Noel. Na França, como no Brasil, podemos montar um presépio (une crèche) ou ir para a Missa de meia-noite (la messe de minuit) ou Missa do Galo.

Finalmente, apesar de terem um cardápio natalino bem diferente do nosso, os franceses também vão caprichar na refeição de Natal (le repas de Noël) e principalmente na tradicional bûche de Noël, uma sobremesa de chocolate que parece um tronco de árvore. 

Joyeux Noël ! 🙂

Teste seu Conhecimento

Lista de E-mail

Entre para nossa lista de e-mail e receba os melhores conteúdos de francês da Internet.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Mais recentes

4
0
Gostaria de comentar?x
()
x

Parabéns! agora você está inscrito na minha lista de e-mail, sempre que produzirmos novos conteúdos você receberá em primeira mão através do seu e-mail cadastrado.

Esse site utiliza cookies para personalizar anúncios e melhorar sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Este acesso é exclusivo para os alunos matriculados nessa turma do En France. Se ao tentar logar na plataforma for apresentado o erro: Você não tem permissão para acessar essa Área de Membros! volte para a área do aluno e selecione outra opção. Qualquer dúvida, envie um e-mail para suporte@osfrancesestomambanho.com.br com seu nome e e-mail que nosso time de suporte estará apto para ajudar.